Há nove anos, no dia 08 de abril de 2016, na Praça Alexandre Arraes, também chamada de Praça da Quadra Bicentenário, em Crato, os agricultores de base familiar, das comunidades rurais de Corujas, Bebida Nova, Candeeiro, Bonsucesso, Baixio dos Muquém e os técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Ematerce, escritório local do Crato, resolveram juntar esforços no sentido de fundar uma feirinha para venda de gêneros agropecuários. O primeiro evento aconteceu no sábado e, assim permanece, oferecendo produtos, oriundos da horticultura, fruticultura e da criação de animais de pequeno porte de seus sítios. Antes mesmo das 6 horas da manhã, já é possível encontrar barracas com produtos sendo vendidos.
A ideia surgiu após uma série de reuniões entre os representantes das comunidades rurais e técnicos da Ematerce, quando constataram a necessidade de juntar toda sua produção em um só local, facilitando o processo de venda ao consumidor urbano. Consolidada a ideia, e com a assessoria da Ematerce, conseguiram com a Prefeitura, a concessão de um espaço, na praça do Bicentenário, para negociarem os produtos, sem a interferência do intermediário. A Feira de Produtos Agroecológicos reúne, semanalmente, 20 produtores rurais, que antes vendiam sua produção aos atravessadores.
Antes da Feira de Produtos Agroecológicos, os agricultores disponibilizavam seus produtos de forma desorganizada e ficavam a mercê dos atravessadores, que se aproveitavam da situação para impor preços abaixo do mercado existente. Com a Feira e a assessoria da Ematerce, os produtores conquistaram um valor justo à sua produção e também garantiram a quantidade e a qualidade dos hortifrutigranjeiros ofertados à população.
“Mesmo no período da pandemia do coronavírus, que forçou o isolamento de grande parte da população, e consequente desativação da Feira, os produtores venderam ao consumidor com entrega nas residências (sistema delivery), dos produtos que eram solicitados através de telefone, sem cobrança de taxas adicionais. Para facilitar o pagamento dos pedidos por telefone e das compras diretas é usada a modalidade PIX”, afirmam os técnicos da Ematerce, Antônio Porto (gerente do escritório local do Crato-CE) e Rodrigo Resende, consultores junto aos agricultores familiares, participantes da Feira de Produtos Agroecológicos.
Tags
Cariri