Suspeita é de que o homicídio doloso tenha sido motivado por divisão de terras da família e antecipação da herança.
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) cumpriu, na manhã deste sábado (23/05), um mandado de prisão preventiva em decorrência de um homicídio doloso em Campos Sales, na região do Cariri. O alvo da decisão judicial é um filho suspeito de matar o próprio pai em troca do benefício da divisão de terras da família e antecipação da herança, segundo informou a Polícia Civil. Francisco de Assis de Alencar, de 47 anos, foi capturado na localidade de Alto Alegre e colocado à disposição da Justiça.
O crime ocorreu no dia 12 de dezembro de 2024. Na ocasião, o pai, Pedro Joaquim de Alencar, de 84 anos, como era costumeiro, saiu pela manhã acompanhado apenas de uma foice e uma roçadeira. A demora alertou uma de suas filhas, que estranhou a demora do retorno à casa e foi em busca dele refazendo todo o trajeto habitual do pai.
A vítima, que sofria de problemas de visão, se encontrava morta com uma lesão na cabeça e pescoço no local de plantio. A suspeita inicial dos investigadores é de que teria ocorrido um mal súbito e, por essa razão, ele teria caído de bruços sobre a roçadeira que, costumeiramente, utilizava para se apoiar.
O laudo pericial demonstrou que as lesões eram incompatíveis com uma queda sobre a roçadeira e as investigações, conduzidas pela 2a Seccional de Interior Sul, em Juazeiro do Norte, indicaram haver uma disputa pela herança. O filho teria provocado a morte do próprio pai e simulado toda a situação para que o local do crime parecesse acidente. Ele, inclusive, chegou a postar pelas redes sociais informando que a morte seria um acidente.
Em posse da posição judicial favorável da Justiça, os policiais da 2a Seccional de Interior Sul, em Juazeiro do Norte, procederam, na manhã deste sábado (24/05), com o cumprimento da ordem judicial. Ele não resistiu à captura realizada em uma residência situada na localidade de Sítio Margarida, zona rural de Campos Sales, e colocado à disposição da Justiça. Mandados de busca e apreensão também foram executados em Alto Alegre, em Campos Sales; e Sítio Baixa Branca, zona rural de Salitre.