Magspot Blogger Template

Cursinho Pré-Vestibular da UFCA é selecionado para receber apoio técnico e financeiro da Rede Nacional de Cursinhos Populares

Parte da equipe de estudantes de medicina da UFCA que atuam como facilitadores do cursinho Logus. Foto: Pedro Lucas Alencar

O cursinho pré-vestibular Logus, ofertado no campus Barbalha da Universidade Federal do Cariri (UFCA), foi contemplado em uma chamada pública para apoio financeiro a cursinhos populares de todo o Brasil.

A chamada pública foi oferecida pela Rede Nacional de Cursinhos Populares (Cpop). A Cpop – vinculada à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, do Ministério da Educação (Secadi/MEC) – apoia cursinhos populares no Brasil, para a preparação de estudantes da rede pública que desejam ingressar no ensino superior.

Ao todo, 130 iniciativas foram selecionadas na chamada da Cpop – 14 delas, no Ceará. As iniciativas receberão recursos para despesas como: a) auxílio permanência para os estudantes beneficiados b) auxílio financeiro ao trabalho de voluntários que facilitam os conteúdos, c) auxílio financeiro ao trabalho de coordenadores e d) auxílio para atividades técnicas e administrativas.

A vigência do apoio técnico e financeiro será de sete meses e poderá chegar a R$ 163.200,00. A expectativa do Logus é começar a receber o apoio da Cpop ainda neste mês de julho de 2025.

Conforme as regras do processo seletivo, para participar da chamada pública, os cursinhos deveriam comprovar o atendimento de, pelo menos, 20 estudantes; ter carga horária mínima de 20 horas semanais e estar alinhados às Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM).

De acordo com Antônio Wedson, estudante do oitavo período de medicina da UFCA e atual coordenador discente do cursinho, atualmente o Logus atende cerca de 30 alunos, em sua maioria, de escolas públicas: “trabalhamos com turmas reduzidas justamente para garantir um acompanhamento mais próximo e uma formação mais humanizada”, afirmou Antônio.

Ainda conforme Antônio, a equipe do Logus soube da chamada pública após contato da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA) – que explicou a importância desse tipo de apoio para projetos populares como o deles. O Logus é um dos programas vinculado à Proex/UFCA.

“A partir desse incentivo da Proex/UFCA, avaliamos que essa era uma excelente oportunidade de buscar suporte para manter e fortalecer as ações do Logus, que há anos tem atuado de forma voluntária e com recursos limitados. Participar do edital foi uma decisão coletiva e estratégica para garantir a continuidade do nosso trabalho e ampliar o impacto do projeto na vida dos nossos estudantes”, ressalta.

“Conquista que dá fôlego e abre caminhos”
A lista final dos selecionados foi publicada pela Cpop no fim de junho deste ano. Antônio explica que a equipe recebeu esse resultado com bastante alegria e emoção: “Para um projeto que funciona com base no voluntariado, ser selecionado representou não só um alívio financeiro, mas também um impulso simbólico – uma confirmação de que estamos no caminho certo”, disse.

O incentivo financeiro, de acordo com Antônio, também é fundamental para manter o cursinho funcionando, pois será possível investir em materiais didáticos, reforçar a estrutura das aulas e, principalmente, oferecer algum tipo de apoio para os voluntários que se dedicam semanalmente ao projeto.

“Sabemos que muitos professores conciliam o cursinho com suas graduações, estágios e outras responsabilidades, e esse incentivo vai nos permitir dar mais sustentabilidade às ações pedagógicas e emocionais que oferecemos aos estudantes. É uma conquista que dá fôlego e abre caminhos para continuarmos transformando realidades por meio da educação”, destacou.

Na vigência da chamada, as iniciativas deverão apresentar relatórios mensais com informações sobre frequência, carga horária semanal ministrada e público atendido. Caso, ao longo do período, as condições de concessão do apoio não sejam cumpridas, a iniciativa em inconformidade poderá parar de receber recursos.

Logus Pré-Vestibular
O Logus foi fundado em 2018 e atualmente conta com 21 pessoas envolvidas diretamente: 16 educadores voluntários, 1 coordenador e 4 integrantes na equipe pedagógica. A equipe do cursinho é constituída, em sua maioria, por estudantes do curso de medicina da UFCA que dão aulas gratuitas para alunos da rede pública, com foco no Enem e em outros vestibulares.

Desde de 2023, o Logus é coordenado pela professora da UFCA Liana Esmeraldo, que leciona também no curso de medicina. Segundo ela, o cursinho tem uma relevância social para a região, com vários ex-alunos tendo atingido o objetivo de ingressar no ensino superior – inclusive em cursos da própria UFCA, como medicina e administração.

“É importante destacar o valor social desse programa, o quanto ele contribui para a formação de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica. A gente observa que algo feito com qualidade, porque estamos obtendo êxitos, estudantes que saíram do cursinho têm sidos aprovados e, ao mesmo tempo, o cursinho ajuda a comunidade universitária a se desenvolver humanamente”, reforçou.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Magspot Blogger Template

نموذج الاتصال