De 18 a 22 de agosto de 2025, o campus Juazeiro do Norte da Universidade Federal do Cariri (UFCA) recebe duas turmas presenciais do Programa Acelera NET, que oferece capacitação a profissionais do setor de provedores de acesso à internet. A iniciativa vai oferecer duas formações no Cariri, gratuitamente: “Formação Técnica de ISPs” (40h) e “Gestão Efetiva do Provedor” (16h).
Técnicos e gestores de serviço de internet, de pequeno ou de médio porte, podem se inscrever para as capacitações em Juazeiro do Norte, no site do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). As inscrições para as duas formações se encerram no dia 27 de julho de 2025.
No curso de Formação Técnica de ISPs, serão abordados temas como segurança, roteamento, IPv6 e DNS (para profissionais iniciantes ou em expansão). Já no curso de Gestão Efetiva do Provedor, o conteúdo envolverá processos administrativos, financeiros e estratégicos para líderes de ISPs.
Caso os participantes tivessem que pagar pelas formações, o valor de mercado estimado é de cerca de R$ 5 mil, por participante (entre curso, avaliação e evento). Os custo, no entanto, são integralmente absorvidos pelo NIC.br, com o apoio logístico da UFCA.
Como funciona a internet?
A internet é uma rede de conexões que interligam dispositivos em todo o mundo, desde grandes computadores até notebooks pessoais – seja por meio de linhas comuns de telefone, de linhas de comunicação privadas, de cabos submarinos, de canais de satélite e diversos outros meios de telecomunicações.
Cada um desses dispositivos podem se conectar à internet por meio de uma infraestrutura tecnológica que a viabilize, que é chamada de provedor de internet. Outro fator crucial para a conexão é o chamado protocolo de internet (IP): uma espécie de “endereço”, que permite que os dados a receber ou a enviar cheguem ao dispositivo de destino de forma correta.
Para acessar informações de determinado endereço, o usuário digita, na barra de endereço de um navegador, um domínio, que é um termo simples que indica o local desejado de navegação.
O Sistema de Nomes de Domínio (DNS) é um sistema que converte nomes de domínio em endereços IP, permitindo que os usuários acessem sites digitando nomes de domínio em vez de números de endereço IP.
Já o IPv6 é a sexta versão do IP, desenvolvida para ampliar a capacidade de acomodação de mais dispositivos conectados à internet.
No mundo, existem centros responsáveis por “organizar” os endereços dos diversos dispositivos conectados à internet, com tabelas com alocações de nomes e números IP. São os Network Information Center (NIC), ou “Centro de Informações sobre Rede” (em tradução do inglês).
No Brasil, existe o NIC.br, que é uma entidade civil de direito privado e sem fins lucrativos, responsável pelo registro de nomes com “.br”.
Mais sobre o NIC
O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O CGI.br é responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados.
Além de por em prática as decisões do CGI.br, o NIC.br também tem como atribuições: estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil, estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações, produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação, implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego , viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas.
Tags
Oportunidades