Magspot Blogger Template

Três das 10 cidades mais violentas do Brasil em 2024 estão no Ceará

Homicídio de um homem de 50 anos, em Maranguape. Foto: Arquivo/DN

"Onde mora o perigo"? A pergunta respondida no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, divulgado nesta quinta-feira (24/07), traz o ranking das 10 cidades mais violentas do Brasil. Na lista, estão três municípios localizados no Ceará (todos eles na Região Metropolitana): Maranguape, Caucaia e Maracanaú.

Foram considerados os registros de mortes violentas por taxa de 100 mil habitantes no ano de 2024. De acordo com a pesquisa, as cidades sofrem com a disputa de facções pelo controle do tráfico, sendo Maranguape a mais perigosa do País. O Anuário indica também que o Ceará é o terceiro Estado com maior taxa de mortes violentas, atrás do Amapá e da Bahia.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) diz que o Governo do Ceará segue realizando investimentos para dar o suporte necessário ao desenvolvimento dos trabalhos das forças de segurança com o intermédio dos setores de inteligência, tecnologia e inovação: "a pasta frisa que como resultado dos esforços das Forças de Segurança estaduais e as mudanças no direcionamento de estratégias com a intensificação da presença policial nas ruas, a partir do segundo semestre de 2024, o Ceará, Fortaleza e a Região Metropolitana tiveram diminuição nos índices de mortes violentas, tanto em comparação com o primeiro semestre de 2024, quanto em comparação com o segundo semestre de 2023".

"Considerando os municípios mencionados no Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em Maranguape, a diminuição de janeiro a junho de 2025 foi de 29%, com 39 CVLIs, ante 55 ocorrências entre janeiro e junho do ano passado. Já em Caucaia, a redução no primeiro semestre de 2025 foi de 20,2%, com 118 mortes violentas registradas, frente a 148 casos no mesmo período de 2024. Em Maracanaú, a redução semestral foi de 16,3%, com 77 mortes violentas em 2025, contra 92 no mesmo período do ano anterior. Na Capital, a redução no semestre foi de 10,7%, com 391 CVLIs registrados entre janeiro e junho de 2025, contra 438 casos no mesmo período de 2024. Os dados estão disponíveis no Painel Dinâmico da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), em supesp.ce.gov.br/painel_dinamico "
SSPDS

A reportagem solicitou nota à Prefeitura de Maranguape e aguarda retorno.

VEJA LISTA DAS 10 CIDADES MAIS VIOLENTAS CONFORME A PESQUISA:
1.Maranguape - Ceará
2.Jequié - Bahia
3.Juazeiro - Bahia 
4.Camaçari - Bahia 
5.Cabo de Santo Agostinho - Pernambuco
6.São Lourenço da Mata - Pernambuco
7.Simões Filho - Bahia
8.Caucaia - Ceará
9.Maracanaú - Ceará
10.Feira de Santana - Bahia 

Pesquisadores do Fórum alertam que "de modo geral, todas as cidades que compõem o ranking apresentam elevados níveis de violência letal associados a disputas entre facções do crime organizado pelo controle do tráfico de drogas. Esses conflitos têm resultado em confrontos sangrentos, com predominância de vítimas jovens, do sexo masculino, via de regra negros e moradores de áreas periféricas".

A SSPDS destaca que aumentaram as prisões em flagrante e por cumprimento de mandados de prisão pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) por participação em Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) aumentaram quase 30%. 

"Em seis meses, 1.421 suspeitos foram presos por envolvimento com homicídios, feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios – crimes que compõem os CVLIs. O aumento é referente ao comparativo entre o primeiro semestre de 2025 com o mesmo período do ano anterior", conforme a Pasta.

Fonte: Diário do Nordeste
Postagem Anterior Próxima Postagem
Magspot Blogger Template

نموذج الاتصال