A Prefeitura de Barbalha solicitou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a cessão de uma locomotiva do tipo maria-fumaça para compor o atual terminal rodoviário do município, que será transferido para outro local. A proposta tem como objetivo integrar o equipamento ao cenário urbano e estimular o turismo local.
Segundo o prefeito Guilherme Saraiva (PT), a iniciativa busca valorizar a memória ferroviária da cidade. Em entrevista à rádio CBN Cariri, ele afirmou: “Nós tivemos uma sinalização positiva da parte do Iphan. Estamos buscando que o Iphan ceda para o município de Barbalha um trem, uma maria-fumaça, para que a gente coloque na nova rodoviária, que vai mudar de local, para que a gente possa valorizar a nossa identidade cultural e fortalecer o turismo em nossa cidade”.
Ainda não há prazo definido para a resposta oficial do Iphan ou para a implementação do projeto. A proposta integra o conjunto de ações voltadas à valorização do patrimônio histórico e ao desenvolvimento do setor turístico no município.
Foto: Ilustrativa / Diário do Rio
As informações são da Rádio O Povo CBN Cariri