Magspot Blogger Template

Seguindo atos do país, movimentos populares organizam manifestação contra a PEC da Blindagem em Juazeiro do Norte

Foto: Leonardo Costa / Estado do Pará

Após a aprovação da PEC da Blindagem na Câmara do Deputados, movimentos sociais e partidos políticos organizaram manifestações em todo o país. Os atos acontecem neste domingo (21). Um deles, será em Juazeiro do Norte, a partir das 9h, no Mercado do Pirajá.

A movimentação, idealizada por mais de 10 grupos regionais estudantis, sindicais e populares, também critica a aprovação do requerimento de urgência do Projeto de Lei (PL) 162/2023, de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos). O PL propõe anistia aos envolvidos em “manifestações de cunho político” realizadas entre 30 de outubro de 2022 e a data de entrada em vigor da proposta – que inclui os condenados e investigados envolvidos no 8 de janeiro de 2023.

Os apoiadores da PEC da Blindagem argumentam que o texto visa proteger parlamentares para exercerem sua função sem medo de “perseguição política”. No entanto, os críticos à PEC apontam que a medida blinda os deputados e senadores de responder por seus crimes, tendo em vista que o texto prevê que qualquer abertura de ação penal depende de autorização prévia, em votação secreta, da maioria absoluta do Senado ou da Câmara.

“A sociedade brasileira que elege seus representantes políticos não pode aceitar que eles se transformem em uma casta protegida, blindada dos crimes que possam cometer. Além disso, a PEC da Blindagem favorece que integrantes do crime organizado se elejam para não serem investigados. Essa PEC é um escárnio. É a face mais nítida do corporativismo político”, diz trecho da mensagem de convocação ao ato compartilhado nas redes sociais.

Foto: Leonardo Costa/ Estado do Pará
As informações são da repórter Bruna Santos/ Miséria
Postagem Anterior Próxima Postagem
Magspot Blogger Template

نموذج الاتصال