Uma operação realizada pelo Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) na manhã deste domingo (16/11) desarticulou uma rinha de pássaros no Sítio Mata dos Dudas, em Barbalha. A ação resultou no resgate de 30 canários-da-terra e na condução de três suspeitos para a Delegacia Regional de Juazeiro do Norte.
A equipe policial chegou ao local após receber uma denúncia anônima que relatava maus-tratos e criação ilegal de aves silvestres. Ao se aproximarem do endereço indicado, os militares identificaram grande movimentação de motocicletas e seguiram por uma trilha que levava a uma área de mata, onde ocorria a rinha. Várias pessoas participavam da atividade ilegal, e parte do grupo conseguiu fugir com a chegada da polícia.
Foram conduzidos três homens, com 66, 39 e 66 anos, moradores de Barbalha e de cidades próximas. Na delegacia, eles responderam a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por maus-tratos a animais, conforme o artigo 32 da Lei nº 9.605/1998, que prevê pena de três meses a um ano de detenção, além de multa.
Durante a ação, a polícia apreendeu 30 canários-da-terra, 16 caixas de transporte e duas gaiolas utilizadas na rinha. De acordo com os indivíduos que foram presos, as aves são estimadas em aproximadamente R$ 90 mil no mercado ilegal.
Os animais foram entregues à ONG BiodiverSe, onde receberão atendimento veterinário, triagem e cuidados de reabilitação antes de serem devolvidos ao habitat natural.
A operação reforça o compromisso do BPMA no combate às práticas de exploração da fauna silvestre e destaca a importância da participação da comunidade por meio de denúncias, fundamentais para coibir crimes ambientais e proteger espécies nativas.


