O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará no Ceará, no dia 3 de dezembro, para lançar oficialmente o Polo Automotivo do Ceará, em Horizonte, ação que marca o início da produção do Chevrolet Spark elétrico na planta operada pela Pace-Comexport. A data foi confirmada após articulação do governador Elmano de Freitas com o presidente da General Motors na América do Sul, Santiago Chamorro, que acompanha o avanço da montadora no estado.
O anúncio da inauguração foi feito no domingo (23) pelo acionista da Planta Automotiva do Ceará (Pace), Rodrigo Teixeira, durante o Salão do Automóvel, em São Paulo. Segundo ele, a produção será iniciada no mesmo dia.
“Chamamos de Polo Automotivo porque a proposta é desenvolver tecnologia, não apenas montar veículos”, afirmou.
Além de Lula, também participarão da inauguração o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o presidente da General Motors, Santiago Chamorro, o presidente da Comexport-Pace, Alan Adler, e o vice-presidente da empresa, Rodrigo Teixeira. O governador Elmano de Freitas (PT) também confirmou presença.
O Chevrolet Spark elétrico é atualmente o único modelo da marca exposto no Salão do Automóvel de São Paulo, exibido no estande da Planta Automotiva do Ceará, subsidiária da Pace. A Chevrolet, porém, não participa oficialmente do evento.
Ceará aposta no Chevrolet Spark elétrico com apoio do Mover
O Polo Automotivo do Ceará opera com incentivos fiscais do programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), do Governo Federal. A Pace, braço da Comexport anunciado no ano passado, conduz o projeto.
Segundo o vice-presidente da Pace, Rodrigo Teixeira, apenas o Spark está confirmado no momento.
“Estamos em processo de negociação, até porque a planta original é de pequeno porte, com capacidade de produção de 1.500 veículos por ano, e nós queremos estar produzindo em dezembro do próximo ano por mês”, afirmou.
Chevrolet Spark elétrico inicia produção em SKD no Ceará
A primeira etapa do processo será feita em SKD (Semi Knocked-Down), sistema no qual o Chevrolet Spark elétrico chega ao Ceará em kits a serem montados. A empresa e o Governo do Estado reforçam que o objetivo é que, adiante, o veículo seja produzido completamente no território cearense.
Anunciado em agosto de 2024, o Polo Automotivo do Ceará recebeu investimento inicial de R$ 400 milhões, com expectativa de gerar até 9 mil empregos quando todas as etapas estiverem em pleno funcionamento.
Foto: Ricardo Stuckert
Fonte: GCMais
Tags
Política


