Com o maior volume no Ceará sendo contabilizado em Jardim, 61 milímetros (mm), a região do Cariri se destaca pelas boas precipitações nas últimas 24 horas.
Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), 35 cidades do Ceará registraram chuva até às 7h desta quarta-feira (4/02), sendo 19 delas localizadas no Cariri.
Além de Jardim, também choveu em Juazeiro do Norte (55 mm); Vila Escondido em Potengi (55 mm); distrito de Jamacaru em Missão Velha (44 mm); Brejinho em Araripe (39,4 mm); Campos Sales (38 mm); Assaré (18,6 mm); Barbalha (18,4 mm); Penaforte (17 mm); Brejo Santo (15,5 mm); Porteiras (15,5 mm); Monte Alegre em Barro (9,4 mm); Agrovila em Aurora (7,6); Crato (6 mm); Dom Leme em Santana do Cariri (5,6 mm); Nova Olinda (5 mm); Sítio Saco em Milagres (3,5 mm); Farias Brito e Jati, com o mesmo volume de 3 mm.
Para esta quarta e quinta-feira (05/02), o estado deve ter mudanças, com um cenário meteorológico favorável a ocorrência de precipitações em todo o Ceará, principalmente na quinta-feira (05/02). Os maiores acumulados diários estão sendo previstos para o oeste, centro e sul do Ceará (Sertão Central e Inhamuns, Cariri e áreas da Ibiapaba).
Enquanto para quinta-feira (05/02), além dessas áreas citadas anteriormente, não se descartam acumulados maiores nas regiões da Jaguaribana, Litoral de Fortaleza e do Maciço de Baturité. Lembrando que as chuvas previstas podem em alguns períodos ter intensidade moderada a forte e ser acompanhadas de rajadas de vento mais intensas.
As precipitações estão associadas a aproximação de um VCAN, que deve se deslocar de leste para oeste nos próximos dias, ficando posicionado muito próximo ao Ceará. Assim como a configuração que está sendo prevista em superfície e nos níveis médios da atmosfera, favoráveis para que se tenha a formação de áreas de instabilidade. Esses sistemas atmosféricos devem interagir também com os efeitos locais como à temperatura, umidade e relevo.
Fonte: MaisCariri.com


