Magspot Blogger Template

Crato recebe seminário para atualização do plano estadual de combate à desertificação; inscrições estão abertas

Foto: Depositphotos

Teve início nesta terça-feira (22/07) uma série de seminários no Ceará voltados à atualização do Plano Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAE). Iniciativa da parceria da Sudene com o Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima (MMA) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), os eventos integram uma série de encontros itinerantes que retomam os debates e a escuta social sobre o tema nos estados que convivem com o clima semiárido. A programação começa em Fortaleza, nos dias 22 e 23 de julho, no Centro de Formação Frei Humberto. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.proades.com.br/seminario.

Além de Fortaleza, os eventos ocorrerão também no Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Jaguaribe nos dias 28 e 29, e no Centro Cultural do Cariri, na cidade do Crato, nos dias 31e 1º/08.

No estado, a ação tem como temas principais o fortalecimento de políticas públicas voltadas à resiliência climática, segurança hídrica e desenvolvimento sustentável no semiárido. Os eventos contarão com a presença de representantes de órgãos governamentais, pesquisadores e representantes da sociedade civil. O trabalho prevê a estruturação de ações institucionais através do mapeamento de informações relevantes para a composição de diagnósticos situacionais.

O conteúdo dos seminários será incorporado ao novo plano estadual. A expectativa é que as contribuições sejam apresentadas na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), prevista para novembro.

O engenheiro agrônomo da Sudene, Victor Uchôa, considera estratégico ampliar as parcerias e a articulação entre as diferentes instâncias governamentais e a sociedade para a preservação do meio ambiente. “Essa revisão é muito importante. Nestes seminários, nós teremos a sociedade civil e as entidades públicas juntas, desenvolvendo, conversando. É uma interação essencial como elemento de discussão na atualização dos planos estaduais. A ideia é que cada um possa trazer a sua experiência e aquilo que está ao seu alcance dentro da sua escala de atuação, seja local, seja estadual, regional ou nacional”, comentou.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Magspot Blogger Template
Magspot Blogger Template

نموذج الاتصال