Uma publicação nas redes sociais movimentou os bastidores políticos nesta quarta-feira (22/10). Chagas Vieira, chefe da Casa Civil, compartilhou o registro de uma reunião entre os pesos-pesados do bloco governista no Ceará - Elmano de Freitas (PT), Camilo Santana (PT), Cid Gomes (PSB) - irmão de Ciro -, Evandro Leitão (PT) e o próprio Chagas Vieira.
A publicação acontece no mesmo dia em que Ciro Gomes oficializa sua filiação ao PSDB e sinaliza disputa pelo governo estadual em 2026.
Mesmo sem ser endereçado nominalmente a Ciro, Chagas deixou um recado na legenda da publicação: “Como é bom fazer parte do projeto que tem AS MAIORES LIDERANÇAS DO CEARÁ lutando, juntas, por um estado cada vez mais forte.”
O encontro do bloco governista, realizado no Palácio da Abolição, serve como demonstração de coesão entre as principais lideranças da base do governo estadual - algo ressaltado nos bastidores como parte da estratégia para consolidar o projeto de reeleição de Elmano de Freitas.
Por outro lado, a filiação de Ciro Gomes ao PSDB representa tanto um reposicionamento pessoal quanto um alerta direto ao grupo no poder. O movimento reacende seu protagonismo histórico no Ceará e prepara o terreno para uma disputa eleitoral mais acirrada no próximo ano.
Disputa
Essa confluência de atos, unidade formal do bloco governista e simultânea movimentação de oposição, aponta que 2026 já está sendo desenhado no Ceará. O Governo busca reforçar internamente sua aliança como resposta à ofensiva de Ciro Gomes, que aposta em uma nova configuração partidária para retomar espaço no Estado.
Fonte: Opinião CE
Tags
Política


