O governador Elmano de Freitas comandou cerimônia, nesta terça-feira (23), que marcou a chegada do Programa VaiVem para a região do Cariri. Inicialmente, a ação será expandida para os municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Missão Velha. Ao todo, mais de 10 mil pessoas devem ser beneficiadas, entre trabalhadores desempregados e estudantes.
No Cariri, o VaiVem seguirá os mesmos moldes da atuação na Região Metropolitana de Fortaleza. Trabalhadores terão direito a 40 passagens por mês; enquanto estudantes poderão usar duas passagens por dia (ida e volta diariamente).
Secretário do Trabalho, Vladyson Viana, salientou a importância do VaiVem para a economia cearense. “A chegada do VaiVem para o Cariri irá deixar mais fácil a busca pelo emprego, como também vai possibilitar que mais pessoas possam ir atrás dessa oportunidade. Queremos chegar em 2026 como uma das gestões que mais gerou postos de trabalho e garantiu a independência econômica do nosso povo”, afirmou.
O VaiVem garante o acesso à educação como direito fundamental, inclusive com o estudante podendo utilizar o benefício aos fins de semana para outras necessidades básicas. A ação também assegura a busca ativa por oportunidades de trabalho, com impacto direto na geração de renda e no fortalecimento da economia.
Raimundo Ângelo, presidente do IDT, comemorou a chegada da iniciativa ao Cariri. “Esse é um marco importante para os trabalhadores e trabalhadoras desempregadas da cidade, garantindo a mobilidade de vocês entre os municípios. Para fazer o VaiVem basta trazer identidade, CPF, comprovante de residência e também comprovar que está desempregado. Essa é uma conquista importante para o povo do Cariri trazida pelo Governo do Estado”, pontuou.


