Magspot Blogger Template

II Seminário “Salve a Chapada do Araripe” debate riscos socioambientais à principal caixa d’água do sertão


A Chapada do Araripe, território estratégico para a vida, a água e o futuro do sertão nordestino, será o centro dos debates do II Seminário Salve a Chapada do Araripe, que acontece no dia 27 de janeiro de 2026, a partir das 8h30, no Auditório do Colégio Municipal Bárbara de Alencar, em Exu (PE).

Com o tema “Riscos socioambientais: a caixa d’água do Sertão”, o seminário se consolida como um espaço de encontro, diálogo e mobilização social, reunindo representantes da sociedade civil, especialistas e instituições públicas para discutir os desafios que ameaçam a Chapada do Araripe, como o desmatamento e a expansão da monocultura da soja, além de seus impactos diretos sobre os recursos hídricos, a biodiversidade e as comunidades locais.

A proposta do evento é denunciar ameaças, fortalecer a consciência coletiva e construir um grande manifesto em defesa da Chapada do Araripe, reconhecida como uma das mais importantes reservas ambientais do Nordeste. A iniciativa busca articular diferentes saberes e experiências, estimulando ações concretas para a preservação desse território essencial.

Entre os convidados confirmados estão Arnaldo Sampaio, advogado (Exu/PE); Vilmar Lermen, da Agrodoia (Exu/PE); e Dra. Belize Câmara, representante do Ministério Público Estadual de Pernambuco, que contribuirão com análises técnicas, jurídicas e socioambientais sobre a problemática atual da região.

O II Seminário Salve a Chapada do Araripe reafirma o compromisso com a defesa do meio ambiente, da água e da vida no Sertão, convocando a sociedade a se engajar na proteção de sua maior riqueza natural.

SERVIÇO
Evento: II Seminário Salve a Chapada do Araripe
Tema: Riscos socioambientais: a caixa d’água do Sertão
Data: 27 de janeiro de 2026
Horário: A partir das 8h30
Local: Auditório do Colégio Municipal Bárbara de Alencar
Endereço: Rua Bárbara de Alencar, 246 – Exu (PE)

1 Comentários

  1. Se preocupam agora? Tiraram o IBAMA daqui para o Iguatu, as fontes de água todas privatizadas, os ricos canalizaram a água todas para suas mansões, estão desmatando a floresta para plantar soja, os pés de Cambuí, mangaba, araçá, todas frutas nativas sendo destruídas, daqui uns dias as fontes secam, porque vão cavar poços pra regar as plantações de soja, estão se preocupando tarde, mas ainda dá tempo se as autoridades levaram a sério.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem
Magspot Blogger Template

نموذج الاتصال