Na noite da última quinta-feira (16/10), por volta das 21h50, uma equipe da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) foi acionada pela Coordenadoria Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) para averiguar uma denúncia de maus-tratos a um animal na Avenida Plácido Aderaldo Castelo, no bairro Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte.
Segundo informações repassadas à polícia, um homem de 27 anos teria agredido um cão utilizando um pedaço de madeira. Ao chegar ao local, os policiais se depararam com populares que já haviam contido o suspeito. O indivíduo, confessou a agressão. Imagens de câmeras de segurança de um estabelecimento comercial registraram o momento do ataque. O animal estava apenas sentado na porta do restaurante e não oferecia riscos a ninguém, conforme mostraram as câmeras, quando o indivíduo atravessa a rua e comete a agressão. O cachorro não foi localizado, pois havia fugido após o ocorrido.
Diante da confirmação dos fatos, os policiais deram voz de prisão ao suspeito, que foi conduzido à delegacia da cidade. Lá, foi instaurado um Inquérito Policial (IP) para apuração do crime de maus-tratos a animais, conforme previsto no artigo 32, §1º-A, da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), com as alterações da Lei nº 14.064/2020. A legislação brasileira prevê pena de reclusão de dois a cinco anos para quem cometer maus-tratos contra cães e gatos.
A ação rápida e eficaz da equipe do BPMA, reforça o compromisso da corporação com a proteção da fauna e o combate a crimes ambientais. O caso ocorreu na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) e segue sob investigação.